terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Bifanas à Moda do Porto

Depois de um dia atribulado, chegamos a casa já pelas 21:30H.

Era urgente preparar o jantar para as meninas e, eu estava para morrer pois ainda não tinha comido nada o dia todo...

Então, fui pesquisar a página que nunca me deixa ficar mal (Sabor Intenso) e, encontrei esta receita Aqui que me pareceu bastante apetitosa e rápida. Era mesmo isto!!

Já confeccionei bifanas diversas vezes mas, nunca desta forma e, devo dizer que fiquei deveras maravilhada com o resultado! 

A receita original é para 3 Kg's de bifanas mas eu preparei apenas cerca de 500g (3 unidades) e, por isso, adaptei os temperos com base na minha ferramenta preferida... o "Olhómetro" e, dispensei o whiskey pois não havia cá em casa. (O vinho do Porto, por exemplo, já comprei apenas para cozinhar).

Partilho convosco a original, com a nota que podem adapta-la conforme a quantidade que pretendem servir. 

Espero que gostem tanto quanto eu! :)


Ingredientes: 


  • 3 kg de bifanas cortadas finas e pequenas
  • 0,5 l de vinho branco
  • 1 cerveja
  • 0,5 dl de molho inglês ou mais consoante gostar
  • 4 ou 5 dentes de alho
  • Colorau q.b.
  • Pimenta branca q.b
  • Azeite q.b
  • Óleo q.b
  • 1 folha de louro
  • Sal q.b
  • 2 cálices de Whisky
  • 1 cálice de Vinho do Porto
  • 1 Limão pequeno

 Preparação: 


Num tacho, colocar o azeite e o óleo em partes iguais até cobrir ligeiramente o fundo. Adicionar o alho picadinho, o louro, a pimenta, colorau e, vai-se mexendo sempre em lume brando.
Junta-se o vinho, a cerveja, o molho inglês, whisky, o vinho do Porto e uma pitada de sal.

Quando levantar fervura, colocar a carne lá dentro (a carne não está temperada com nada).
Mexe-se, rega-se com o sumo de meio limão e, coloca-se a outra metade lá dentro a ferver junto com a carne, que se retira apenas no final.
Deixa-se ferver 15 ou 20m até a carne estar bem tenrrinha.
 Rectifique os temperos, se necessário.


Recheie o pão a gosto, bem regado com o molhinho da cozedura e, já está!


BOM APETITE!!!




3 comentários:

  1. Hummmmm, e que boas que devem ter ficado!
    Um beijinho:)

    ResponderEliminar
  2. Voltei para te dar uma sugestão,arrasta a miniaplicação dos seguidores para sitio bem visivel no teu blog, assim as pessoas que te visitarem, se gostarem do teu bolg não se vão esquecer de o seguir, outra sugestão no SI,na parte do Off Topic, dá a conhecer o teu blog e convida as pessoas a visitarem-no, assim terão oportunidade de o conhecerem, colocando lá o link do teu blog.
    Por mim podes destruir esta mensagem, não sei ficará ao teu critério.
    Um beijinho e parabéns está um miminho o teu blog;)

    ResponderEliminar
  3. Oi Duxinha,
    Obrigado pela sugestão que, fiz questão de seguir. Não há nada como ouvirmos e aprendermos com quem sabe ;)
    Beijinhos, até à próxima :)

    ResponderEliminar

A vossa presença neste espaço é importante para mim e, a vossa opinião é valiosa!
Muito obrigado pela visita e, pelo carinho :)