segunda-feira, 7 de março de 2011

Bolo de Claras e Limão



Tinha dito à Vóvó que havia de experimentar a receitinha do Bolo de Claras da amiga Olívia, do Blog Alquimia dos Tachos que fui retirar Aqui.

Como tinha feito um docinho recentemente em que apenas usei as gemas, era uma óptima forma de aproveitar as claras e, fazer um miminho à vóvó para que ela bebesse o seu cafézinho mais regalada.

Ela diz sempre que não, que não quer nada... mas ai de quem fizer o que ela diz eheheheh 

ADORO a minha avó! 
Acho-lhe piada quando está doente e os filhos (meu pai e tio) lhe dizem para ir ao médico e ela desata a reclamar com eles de bengala na mão e, ninguém a consegue demover... Ninguém, até eu chegar... 
Lá fica a Esmeralda em sentido quando lhe digo em tom de voz de sargento "vamos lá embora, levantar esse rabo já à minha frente e vamos ao hospital!! Já alguma vez a deixei lá?? Tá com medo do quê hãn?? Vamos lá embora que eu não a deixo lá ficar esteja descansada!" E lá vem a Esmeralda, um bocado contrariada, mas vem :)

Este bolinho ficou um espectáculo! E, ainda lhe fiz uma adição especial no final. 

Tudo pela minha Esmeralda, a pedra preciosa da minha vida!

Um obrigado à Olívia pela receitinha. Uma excelente dica de aproveitamento!

Ingredientes:

  • 8 Claras 
  • 300g de farinha
  • 200g de açucar
  • 75g de margarina
  • 150ml de leite
  • 1 Colher de sopa de fermento em pó
  • Raspa de 1/2 limão
Preparação:


Bata a manteiga com o açucar até obter um creme esbranquiçado. Reserve.

Bata as claras em castelo. Reserve.

Ao creme da manteiga com açucar, adicione a raspa de limão e o leite e mexa bem. Vá, depois, incorporando a farinha, mexendo sempre para que fique bem ligado e sem grumos.

Introduza então as claras que já bateu em castelo, envolvendo com cuidado.

Verta o preparado numa forma préciamente untada com margarina e, leve a cozer no forno a 180ºc cerca de 40m, conforme o forno (use a técnica de espetar o palito para verificar a cozedura. Se sair seco pode retirar, caso contrário, trazendo pedaços agarrados, terá de o deixar mais algum tempo.)

Findo o tempo de cozedura, vire a forma para um prato e deixe repousar na bancada. Molhe um pano em água fria e coloque por cima da forma. Repita este processo umas 3 ou 4 vezes para que o pano esteja sempre frio. Deste modo o bolo vai desprender-se da forma direitinho.

Sirva ainda morno ou, já frio, como preferir.

Para lhe dar o toquezinho especial, usei um potezinho de Doce de Ovos que tinha sobrado da preparação do Doce de Leite Condensado. barrei todo o bolo e, no final, povilhei com amêndoa moída.

BOM APETITE!!!

4 comentários:

  1. Ficou um lindo bolo super fofo, amei a receita.

    Tenha uma ótima semana!

    bjs,
    Andréa...

    ResponderEliminar
  2. Que bolo grandão e com um aspecto bem delicioso Lily, obrigado por partilhares a receita connosco.

    Beijinhos e bom resto de carnaval!!!

    ResponderEliminar
  3. Lily,
    Ficou lindo o bolo e com um excelente aspecto... Aposto que as tuas filhilhas se deliciaram com esta maravilha : )

    Beijinhos

    ResponderEliminar

A vossa presença neste espaço é importante para mim e, a vossa opinião é valiosa!
Muito obrigado pela visita e, pelo carinho :)