quarta-feira, 2 de março de 2011

Doce de Leite Condensado ou Natas do Céu (versão II)

Tinha pensado preparar Natas do céu e, andava a pesquisar pois cada pessoa lhe atribuí um toque diferente neste ou naquele ingrediente.

Já as tinha preparado uma vez e, postei no blog no início de Janeiro mas, como não tinha fotografia minha era até uma razão para as confeccionar e, alterar a fotografiazinha que está a ilustrar.

Fui, mais uma vez, ao Sabor Intenso e, eis se não quando, dei com uma receita da Neuza Aqui que me parece ser uma versão mais sofisticada das tais Natas do Céu mas, é chamada de Doce de Leite Condensado porque é um dos ingredientes.

Estamos sempre a aprender e, vai daí, tive de experimentar! Mais uma vez saiu uma coisa maravilhosa, super hiper, mega doce :D mas à qual não consigo resistir.

Aqui fica a partilha da receita e da experiência e, o meu agradecimento à Neuza Costa ;-)

Uma dica: Não sejam lambões como eu e, deixem o doce de ovos arrefecer antes de o colocarem por cima do doce propriamente dito, caso contrário, as natas que estão por baixo vão "empolar" e formar bolhinhas que hão-de vir ao de cima misturando-se com o amarelo dos ovos. É só uma questão de estética. De qualquer modo, fica a nota.

Ingredientes:

  • 1 Lata de leite condensado
  • 2 Pacotes de natas (400ml)
  • 4 Folhas de gelatina
  • 80ml de Leite
  • 1 pacote de bolacha maria (200g)
  • 250g de açucar
  • 250ml de água
  • 10 gemas (usei 8 porque não tinha mais ovos)
  •  1 Pau de canela
Preparação: 

Começe por colocar as folhas de gelatina em água fria para que hidratem.

Leve o leite ao lume e, quando estiver quente, incorpore as folhas de gelatina já hidratadas e escorridas. Mexa bem até que se dissolvam completamente no leite. Retire do lume e, reserve.

Entretanto bata as natas em chantilly.Adicione depois o leite condensado e, bata até obter uma mistura cremosa. Junte o leite onde dissolveu a gelatina e, envolva tudo muito bem. Reserve.

Moa as bolachas maria na picadora, liquidificador, ou, em último caso, à mão. Convém que fiquem em pó.

Vá deitando em taçinhas individuais, ou, se preferir, um recipiente maior, camadas alternadas de bolacha e do preparado de natas.

Deve ficar com um aspecto similar a este. Coloque no frigorífico para que vá ficando mais consistente.

Entretanto, numa panela, leve ao lume a água, o açucar e, o pau de canela.

Aproveite para misturar bem as gemas.

Quando a calda de açucar começar a ferver, mantenha a fervura durante 7 minutos. Retire do lume e, deixe arrefecer.

Incorpore depois as gemas em fio, mexendo sempre para que fique homogéneo. Leve ao lume novamente a engrossar mas, sem deixar ferver.

Depois de ter arrefecido o doce de ovos, coloque o equivalente a 2 colheres de sopa em cada taçinha individual. Alise com ajuda de uma colher ou espátula.

Leve ao frigorífico e, sirva bem fresco.
BOM APETITE!!!

1 comentário:

A vossa presença neste espaço é importante para mim e, a vossa opinião é valiosa!
Muito obrigado pela visita e, pelo carinho :)