quinta-feira, 17 de março de 2011

Gelado de Cheesecake de Morango

Esta "receita" saiu uma bela "cagada" desculpem-me o português...

Ou eu fiz alguma coisa mal ou, o mito que as mulheres não devem confeccionar bolos e outras tentações na cozinha em determinados dias do mês é realmente verdade! Ainda nunca me tinha acontecido mas, já estou como se costuma dizer: "Yo no acredito en brujeria pero que las hay, las hay!"

A revista "Cozinha Prática de Sucesso", Nº 102, continha uma receita para Cheesecake de Morango e, como gulosas que somos, vai de comprar queijo Mascarpone, que era o único ingrediente da receita que faltava e, deitar mãos à obra.

Depois de feito, foi ao frigorífico a solidificar algumas horas mas, quando fui colocar a gelatina por cima, altura em que já ficaria uma camada sem se misturar, começou a fazer pequenos fundões e, a "mandar" a camada do doce para baixo em sítios estratégicos.

Resultado: No dia seguinte não estava nada solidificado em condições. Se eu inclinasse a forma, o doce inclinava com ela quase a transbordar.

Parecia-me uma pena, deitar aquilo fora pois detesto estragar comida. Ocorreu-me então que, tinha adquirido recentemente no Continente uns moldes para fazer gelados por causa das meninas. Cada conjunto comporta sete gelados e já vêm com os respectivos pauzinhos.

Retirei o conteúdo da forma para um recipiente (a única parte que não aproveitei foi a base de bolacha), bati tudo com a batedeira para que ficasse um creme homogéneo e, verti o preparado para os ditos moldes de gelado.

O resultado final foi muito bom! Ficaram uns perfeitos gelados de leite com sabor de morango. Ideais para as pequeninas. E fiquei feliz por ter conseguido aproveitar o doce que correu mal (rendeu 14 gelados).

Fiquei com idéia para tentar novamente mas, estou receosa, no entanto, vou aguardar que os moldes dos gelados fiquem libertos, por via das dúvidas, não vá correr mal outra vez.

De qualquer modo, para quem aprecie e quiser aproveitar a ideia deixo a receitinha.
Vou deixar de fora a preparação da base de bolacha pois, para o que se pretende, não é relevante.

Ingredientes:
  • 4 Folhas de gelatina incolor
  • 1 Lata de leite condensado
  • 300g de Polpa de Morango
  • 1 Embalagem de Queijo mascarpone (250g)
  • 1 Pacote de Natas (200ml)
  • 1 Embalagem de gelatina de morango (85g)
  • 200ml de água a ferver
  • 2500ml de água fria
Preparação:

Demolhe as folhas de gelatina em água fria por 2 minutos. Escorra e, leve ao lume em banho-maria a derreter.

Num recipiente, misture o leite condensado, a polpa de morango e o queijo Mascarpone.

Incorpore a gelatina derretida e, envolva as natas batidas em chantilly.

Verta o preparado numa forma e, leve ao frigorífico a solidificar.
Cerca de 3 a 4 horas depois, altura em que já deveria ter solidificado, prepare a gelatina com as quantidades de água indicadas acima (200ml água a ferver + 250ml de água fria).

Deixe arrefecer e, verta sobre o recheio com tanto cuidado quanto possível.

Se começar a ver a gelatina a "afundar", não se preocupe. Fica com um aspecto feinho mas para o que queremos não é importante.

Aguarde mais umas horas, 2 ou 3 depois de deitar a gelatina.

Retire o preparado para um recipiente e, passe tudo na batedeira até obter um creme homogéneo.

Verta o preparado em moldes de gelado e, leve ao congelador.
No momento de retirar, mergulhe os moldes num recipiente de água tépida durante alguns segundos. Depois, puxe pelo pauzinho...
Et Voilá!! Um gelado cremoso, muito suave, sabor a morango :)
BOM APETITE!!!

2 comentários:

  1. Qué buéna pinta!!!
    As tuas princesas são umas meninas cheias de sorte por terem uma mamã tão prendada!
    Um beijinho querida;)

    ResponderEliminar
  2. Lilly,
    O que ja me ri com a tua reportagem hehehehe. Também já me aconteceu o mesmo com uma ou duas receitas de revistas : ) Pero que se quedado muy buenos los gelados se quedaran : ) Pode ter sido da marca do queijo Mascarpone... Ja me aconteceu fazer a mesma receita, mas comprar marcas diferentes e ficar um desastre. Bem o que conta e' que salvaste a receita e saíram esses deliciosos geladinhos.
    Beijinhos

    ResponderEliminar

A vossa presença neste espaço é importante para mim e, a vossa opinião é valiosa!
Muito obrigado pela visita e, pelo carinho :)