sábado, 9 de abril de 2011

Almondêgas com Soja e Cogumelos

Quando faço almondêgas cá em casa, nem sempre as preparo apenas com carne picada.

Primeiro importa refereir que, nunca preparo seja o que for apenas com carne de novilho ou, apenas com carne de porco. 
Desde sempre, sigo os ensinamentos da minha avó e, no talho, se mando picar 1 Kg de carne, será sempre 500g de novilho e 500g de porco, misturadas. Isto, segundo a minha avó me disse, evita que a carne se torne demasiado seca.

Talvez por hábito, hoje em dia. se algures provo um prato confeccionado apenas com carne de novilho o sabor é-me bastante estranho e, não o aprecio tanto. Preciosismos :)

Voltando ao assunto... dizia eu que nem sempre confecciono as almondêgas apenas com carne picada... Por vezes misturo soja (aquela semelhante à carne picada) o que, além de tornar a refeição mais saudável, também a torna mais económica pois rende muitas "bolinhas" e, com menor custo dada a diferença entre o custo da carne do talho e uma embalagem desta "carne".

Foi este o caso quando preparei esta refeição e, em alternativa a faze-las com o usual molho de tomate, vi esta receita da Neuza Costa Aqui que experimentei e, saiu muito bem.

Ingredientes:
  • 300g de Carne Picada (usei mistura de novilho e porco)
  • 200g de Soja granulada
  • 1 Cebola pequena
  • 3 Dentes de alho
  • 1 Ovo
  • Sal q.b.
  • Pimenta branca q.b.
  • Pão ralado q.b.
  • 1 lata de cogumelos laminados
  • 1 Pacote de natas (200ml)
  • 60g de Margarina
Preparação:

Começe por colocar a soja de molho em água fria cerca de 20 minutos até que hidrate e, duplique o seu tamanho.

Num recipiente coloque a carne picada e, a soja bem espremida.

Pique a cebola e o alho, tempere com sal e pimenta, adicione o ovo e, amasse tudo muito bem. Depois de bem ligado, vá introduzindo aos poucos pão ralado, continuando a amassar. Terá a consistência ideal quando sentir a carne mais forme e, já não se pegar quer ao recipiente, quer às mãos.

Coloque um pouco de pão ralado num prato (por ex) e vá moldando bolinhas com  carne. Passe pelo pão ralado e reserve. Repita o processo até terminar a carne.

No Wok derreta a margarina.

Introduza as almondêgas e, deixe fritar de um lado e de outro, agitando com frequência para não pegar.

Adicione os cogumelos. Deixe cozinhar por alguns minutos e, regue então com as natas. envolva bem mas, com cuidado. Deixe cozinhar mais uns 5 minutos.

Sirva este prato com esparguete. Pode povilhar com salsa picada ou queijo ralado.
BOM APETITE!!!

1 comentário:

  1. lily que bom ter encontrado esta receita, estou ha que tempos para fazer soja e essa misturada nas almondegas, deve ser optima para começara usar soja, vou ter de levar a tua receita, adorei.obrigada amiga.jinhos

    ResponderEliminar

A vossa presença neste espaço é importante para mim e, a vossa opinião é valiosa!
Muito obrigado pela visita e, pelo carinho :)