terça-feira, 26 de abril de 2011

Tarte de Amêndoa

Mais uma receita da Neuza Costa que fui espreitar Aqui e que, ontem decidi preparar, pensava eu, para adoçar o Domingo de Páscoa... mal sabia eu...

Fiz tudo como manda o figurino, coloquei no forno e, aguardei que estivesse pronto.

As miúdas andavam a dar-me cabo da cabeça a lutar uma com a outra e a discutir por "dá cá aquela palha"... como sempre... volta na volta lá tenho de repor a ordem no galinheiro!!

Chegou a hora de retirar a tarte do forno, elas a "cacarejarem" na sala, eu prestes a atirar-me da janela já em stress quando, já em biquinhos de pés e de tarte acabada de tirar no forno na mão, me virei repentinamente para refilar que estivessem quietas e se entendessem... A partir daqui descambou...

Parecia um filme em câmara lenta... o aro da tarteira (fundo amovível) descaíu para cima do meu braço, queimei-me, atirei com a mão e, vi a tarte voar pelo ar e ir esparramar-se no chão à minha frente!!!!

Silêncio sepulcral... ninguém respirava....

Por incrível que pareça, elas organizaram-se num piscar de olhos, e começaram a preparar as coisas para irem para o quarto... 
Eu aproveitei que tinha as claras que tinha separado para usar neste doce e, apliquei no braço onde me queimei. Já não sei onde li mas, as claras funcionam como colagéneo natural, aplica-se uma camada, alivia o ardor de imediato e, depois forma uma película que seca nessa zona.

Já à noitinha, com a calma e silêncio instalados, voltei à cozinha e fiz tudo mais uma vez :) Desta vez, correu tudo bem e a tarte estava realmente deliciosa.

A minha vida dava um filme... muito para além das triologias que já nos acostumámos a ver nas telas de cinema lol

Ingredientes:
  • 1 Base de massa folhada (usei do Continente)
  • 310g de Açucar
  • 150g de Amêndoas em pó
  • 200ml de Água
  • 30g de Margarina
  • 7 Gemas
  • 2 Ovos
  • Açucar em pó q.b.
Preparação:

Prepare a calda de açucar: Coloque uma panela ao lume com a água e o açucar (o normal). Deixe ferver por exactamente 3 minutos. Retire do lume.

Disponha a amêndoa em pó num recipiente com a margarina.

Adicione a calda de açucar e mexa até derreter a margarina. Deixe arrefecer completamente.

Forre uma tarteira de fundo amovível com a massa folhada (deixando no fundo o papel vegetal).

Quando o preparado de amêndoa tiver arrefecido, junte as gemas e mexa.

Adicione depois os ovos e misture bem.

Verta o preparado na tarteira e, leve ao forno a 170ºC durante cerca de 25 minutos.

Este será o aspecto da sua tarte...

Polvilhe a superficie, com a ajuda de um passador de rede, com açucar em pó.

Desenforme e sirva depois de ter arrefecido.

BOM APETITE!!!

1 comentário:

  1. Bem Lilly, muito nos contas amiga mas espero que já estejas melhor dessa queimadura, sei bem como doi pois também já tive dessas aventuras na minha cozinha hehehe. Nem sei como ainda tivesta paciência para ir fazer outra tarte mas a verdade é que valeu mesmo a pena, ficou bem deliciosa e esta é uma das minhas preferidas,

    beijinhos e uma boa semana para ti!!

    ResponderEliminar

A vossa presença neste espaço é importante para mim e, a vossa opinião é valiosa!
Muito obrigado pela visita e, pelo carinho :)