terça-feira, 26 de abril de 2016

Manjar Branco ou Manjar de Côco Brasileiro








Como prometido é devido, venho contar-vos tudo acerca da minha experiência com esta receita tipicamente Brasileira.
Uma amiga pediu-me que reproduzisse o Manjar Branco para um almoço de aniversário e, vai daí, deitei mãos à obra e fui para a cozinha.
Engane-se quem pensa que corre sempre tudo bem por aqui! Não corre! Foi o caso da primeira receita que fiz e que fui tirar do Clube do Bolinho Aqui.
Quando fui desenformar desmanchou tudo! Fiquei para morrer! 
Mas, estragar é que não! Peguei nos moldes de gelado que tinha guardados e coloquei tudo lá dentro. 
As meninas cá de casa ficaram a ganhar e eu fiquei feliz porque nada se desperdiçou. 
Já dizia Lavoisier "(...) Nada se perde, tudo se transforma."

Entretanto, não me dei por vencida e, resolvi tentar uma segunda receita que me foi facultada pela Graça António Aqui.
Apesar da consistência estar bastante cremosa quando terminei a sua preparação, decidi colocar umas folhas de gelatina para ter a certeza de que solidificava.
Também preparei uma calda diferente porque não me agradam as ameixas. Tirei a receita Aqui
Fiz assim:

Ingredientes para o manjar:
  • 1 Lata de 400g de Leite de Côco
  • 1 Lata de 397g de Leite Condensado
  • 600g de leite
  • 1 pacote de 200g de natas
  • 100g de Côco ralado
  • 100g de Amido de Milho
  • 1 pitada de sal
  • Folhas de gelatina incolor (Eu usei 5 mas talvez 3 sejam suficientes - ou nenhuma para quem conseguir que não desmanche!)
Ingredientes para a Calda:
  • 500g de Morangos
  • 150g de Açucar
Preparação:

Colocar a borboleta e todos os ingredientes do Manjar dentro do copo.
Programar 10 seg. / Vel. 3 e depois 15 m / 90º / Vel. 2
Entretanto, coloque as folhas de gelatina a hidratar em água fria.
Quando o tempo terminar, retire a borboleta e adicione ao creme as folhas de gelatina bem espremidas.
Programe 10 seg. / Vel. 3
Deite o preparado para uma forma previamente untada com óleo (eu usei uma forma de silicone e óleo em spray) e, leve ao frio para solidificar.

Prepare a calda colocando os morangos no copo e programe 7 seg. / Vel. 5.
Adicione o açucar e programe 5m / 120º / Vel. 2. 
Deixe arrefecer completamente e, sirva depois com o manjar.

Aqui ficam as fotos do resultado final em que usei Topping de Maracujá e, numa outra experiência coloquei a calda de morango.
Fica excelente. Adorei ambas as combinações.
Ficou uma receita testada e aprovada cá por casa ;)

Manjar de Côco Simples
Manjar de Côco com Topping de Maracujá

A Fatia com a Calda de Morango.
BOM APETITE!!!


Sem comentários:

Enviar um comentário

A vossa presença neste espaço é importante para mim e, a vossa opinião é valiosa!
Muito obrigado pela visita e, pelo carinho :)